Dúvidas Frequentes

Os Noruegueses da Floresta se dão bem com cães?
Gatos de bom temperamento normalmente se dão muito bem com cães, desde que estes não sejam agressivos ou excessivamente agitados. É imprescindível que haja uma fase de adaptação bem feita, o que demanda algum tempo (às vezes alguns dias, às vezes algumas semanas) e, claro, paciência.
Dê ao seu novo gato a sensação de que está protegido ao ser apresentado ao cão (disponibilize alguma prateleira ou local mais alto e de fácil acesso para o gato observar o cão em segurança ou, no primeiro contato, deixe o gatinho protegido dentro da caixa ou bolsa de transporte). Ambos precisam de adaptar aos novos odores, sons e comportamento.
Associe este momento de adaptação a petiscos, ou seja, alimentos que ambos possam comer sem problemas e de que gostem bastante.
Em pouco tempo se tornarão os melhores amigos :)
Noruegueses soltam muitos pelos pela casa?
Gatos soltam pelos, tenham eles pelos curtos ou longos. "Ah, mas o meu não solta". Ok, o seu está entre as exceções. Há momentos do ano em que os noruegueses soltam poucos pelos. É justamente quando estão com a pelagem em fase de crescimento. Mas há outros momentos em que começam a soltar pelos em razão da queda dos fios antigos e o nascimento de novos fios. Mas como minorar este incômodo? Nas fases de queda de pelo dou duas sugestões: pentear o norueguês da floresta diariamente e banhá-lo (em água morna com shampoo pet neutro) de 3 em 3 meses, se achar realmente necessário. O fato de pentear, fará com que diminua sensivelmente a queda da pelagem pelos cômodos da casa.
Como devo alimentar meu Norueguês da Floresta?
Com ração de excelente qualidade, sempre de qualidade super premium. Estas rações possuem valor nutricional superior às demais, o que garantirá boa saúde ao seu gato. Aqui utilizamos a ração Royal Canin. É importante também fornecer, diariamente, alimentos úmidos (sachês) pois, além de nutritivos, hidratam o gato. Aqui, adiciono um pouco de água filtrada em todos os sachês, o que faz com que a ingesta de líquidos ainda aumente um pouquinho mais!
E, salvo orientação de seu médico veterinário em contrário, a ração deve ficar disponível o dia todo. Gatos tem o hábito de comer pouco a pouco, ao longo do dia e da noite.
Fontes de água são realmente importantes?
Sim! Eu diria que quase imprescindíveis! Noruegueses amam beber água que esteja em movimento. Há no mercado diversos modelos e preços, além de sugestões caseiras que utilizam bombas de aquários. No entanto, é IMPRESCINDÍVEL mantê-la limpa! Adquira uma fonte que seja de fácil limpeza para você :) Quanto à água, só filtrada e, para os que gostam, gelada.
Além da fonte de água, disponibilize potinhos de inox (auxiliam a manter a temperatura da água mais fresca) com água filtrada para o seu gatinho. Caso ocorra interrupção da energia elétrica, a fonte parará de funcionar e o gatinho precisa ter outra opção.
Moro num apartamento que considero pequeno. Posso ter um Norueguês da Floresta?
Sim pois os noruegueses são gatos que apreciam a exploração de espaço vertical. Explico: num espaço menor, é muito importante que os noruegueses tenham arranhadores altos que possam escalar e prateleiras fixadas nas paredes. Noruegueses gostam não só de transitar pelas alturas como descansar em locais altos pois, assim, sentem-se seguros.
Noruegueses da Floresta marcam território fazendo xixi fora da caixa de areia?
Não e por uma razão muito simples: só entregamos filhotes castrados. Qualquer gato que não seja castrado, com ou sem raça, pode vir a demarcar território com urina, em especial os machos. Por esta razão, nossos filhotes são castrados em torno dos 3 meses de idade. Isto assegura que nenhum Norueguês da Floresta irá demarcar território em seu novo lar em razão da atuação dos hormônios sexuais.
Os Noruegueses da Floresta se relacionam bem com crianças?
A resposta a esta pergunta depende única e exclusivamente de um fator: o quanto os pais se dedicaram a educar a criança (seja qual for a idade) a ser gentil com animaizinhos de estimação. A criança deve ser gentil e deve aprender a reconhecer os sinais de que o gatinho (seja qual for a raça) precisa de sossego e recolhimento. Já entreguei filhotes diretamente a três crianças pequenas que souberam agir tão bem que o gatinho sentiu-se relaxado imediatamente. Foi mágico! Mas houve uma dedicação anterior dos pais para que isto ocorresse de modo bem sucedido. Se você está decidido a se dedicar a ensinar seu filho a se relacionar bem com animaizinhos de estimação, esta será das experiências mais belas que marcarão a infância dele! Quanto ao feitio da raça em especial, Noruegueses são adultos tranquilos que gostam de brincar se estimulados.
Qual o tamanho adequado de caixa de areia para o meu Norueguês da Floresta?
Grande. Recomendo as "masseiras", aquelas caixas que pedreiros utilizam para fazer massa. São baratas e grandes o suficiente para que seu Norueguês da Floresta utilize a caixa de areia com conforto. Isto evita, também, que o gato esteja dentro da caixa e somente as fezes caiam do lado de fora rsrs. Caso prefira uma daquelas caixas bonitas vendidas em petshop, tudo bem. Só sugiro que tome cuidado e adquira um modelo que seja grande.
Até que idade meu Norueguês da Floresta vai crescer?
O Norueguês da Floresta alcança seu desenvolvimento completo aos 4 anos de idade. Portanto, é uma raça de gatos com desenvolvimento tardio, daí a necessidade de ter suas necessidades nutricionais bem atendidas.
Qual substrato (areia) devo utilizar na caixa de areia do meu Norueguês da Floresta?
Ao menos de início, sempre peço que utilizem a mesma areia que utilizamos aqui, afinal a fase de adaptação do filhote ao novo lar está cheia de desafios para ele. Aqui utilizamos, com sucesso, a linha da  Alfa Pet.